Queijo fundo direito Queijo fundo direito

6 segredos italianos para fazer o nhoque perfeito

18 de julho de 2025

Por Galbani

Macio, leve e que quase derrete na boca: o nhoque perfeito é o tipo de prato que conquista no sabor e versatilidade, mas acaba exigindo um pouco mais de técnica. Os italianos sabem disso como ninguém e seguem pequenos rituais que fazem toda a diferença no resultado final. Da escolha da batata ao tipo certo de queijo, passando por truques no preparo da massa, reunimos 6 segredos italianos indispensáveis para você acertar em cheio na próxima vez que for preparar essa delícia!  

Confira também: Nhoque da fortuna dia 29: conheça essa tradição italiana que atrai dinheiro 

Como fazer nhoque?

A verdade por trás da receita perfeita de nhoque é a quantidade de farinha: utilizada em grande quantidade, o nhoque pode acabar ficando massudo e borrachudo. Entretanto, a farinha é um ingrediente indispensável para dar liga e estrutura à massa. A seguir, você confere algumas dicas para usar a quantidade certa de farinha na sua massa caseira. 

1. Escolha das batatas

O tipo de batata faz toda a diferença. Os italianos preferem batatas mais secas e ricas em amido, como a batata asterix (aquela de casca rosada), porque absorvem menos farinha e deixam o nhoque mais leve. O ideal é cozinhar as batatas com casca e só descascar depois, para que fiquem o menos aguadas possível.

2. Cozimento 

No preparo do nhoque, as batatas agem como esponjas, absorvendo líquidos ao serem cozidas. Por isso, a dica é escolher as asterix, que já possuem menos quantidade de água em sua composição do que as batatas inglesas. 

Para evitar o excesso de umidade no cozimento, o segredo é assá-las com casca no forno ao invés de cozinhar em água: quando o alimento é levado ao forno, ele perde parte dos seus líquidos, ficando mais seca e ainda assim bem macia. 

Outras alternativas são cozinhar as batatas inteiras e com casca no vapor ou em água, o que minimiza a absorção excessiva de água. O cozimento em água, geralmente, leva 20 minutos.

3. Prepare o purê manualmente 

Depois de assar ou cozinhar as batatas o próximo passo é transformá-las em um purê: , amasse as batatas ainda quentes para evitar que fiquem grudentas. Nessa hora, é muito importante ter cuidado no manuseio. As batatas são vegetais ricos em amidos e, quanto mais mexemos, mais o amido será ativado –  o que leva à uma textura mais borrachuda e esticada. Por isso, o segredo é preparar o purê à mão, sem sovar – apenas misturando e sem mexer muito, até que as batatas se transformem em uma massa leve e uniforme. 

4. Espere esfriar antes de preparar a massa

Para o preparo do nhoque perfeito, é crucial aguardar o completo resfriamento do purê de batata antes de preparar a massa. O vapor presente no purê quente ou morno pode adicionar umidade excessiva à massa.

5. Adição de farinha

Adicione a farinha gradualmente, ajustando a quantidade à umidade do ambiente e ao ponto desejado da massa. Misture delicadamente, apenas até que todos os ingredientes estejam incorporados, para evitar ativar o amido das batatas. A massa estará pronta quando absorver toda a farinha da bancada.

6. Escolha o queijo certo 

No preparo de uma massa de nhoque perfeita, o segredo é escolher um queijo seco ao invés de um queijo fresco, que pode acabar trazendo mais umidade à massa – e não é isso que queremos! Por isso, a dica é investir no Grana Padano Galbani: um queijo duro de origem italiana com produção artesanal e período de maturação de 12 meses! Ele tem um sabor delicado, fresco e levemente adocicado. Além de uma textura granulada e elástica.  

O Grana Padano Galbani  apresenta o selo DOP (Denominação de Origem Protegida) de qualidade, indicando que foi importado diretamente dos produtores italianos autorizados a fabricar esse queijo. Experimente!

Confira: Quais são os melhores molhos para nhoque de batata? 

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito