29 de abril de 2025
Bruschettas crocantes com base de pão levemente tostado e cobertas com creme de ricota cremoso, tomates frescos marinados, folhas de manjericão e um toque de azeite extravirgem.
A bruschetta é uma das receitas mais emblemáticas da Itália! O pequeno pão tostado com recheios leves é a opção perfeita de aperitivo para servir em ocasiões especiais, seja um jantar romântico ou um evento de negócios. Apesar de hoje em dia ser considerado um prato sofisticado, acredita-se que a bruschetta tenha sido criada antes mesmo de Cristo pelos italianos mais pobres.
Para evitar a fome, eles tinham que reaproveitar os pães velhos e duros que sobravam de outras refeições. Assim, eles tostavam as fatias e as recheavam com outros ingredientes que tinham em casa, criando a receita que viria a se tornar a bruschetta. Atualmente, existem diferentes tipos desse aperitivo com recheios variados. A bruschetta de tomate com creme de ricota é um dos mais tradicionais, já que tem um sabor bem fresco e levinho.
Veja também: Bruschetta Caprese
Por mais que a bruschetta de tomate seja considerada um aperitivo elegante e refinado, a verdade é que a receita é muito fácil e leva menos de 30 minutos para ficar pronta. O segredo para deixar o pão no ponto certo (crocante, mas não totalmente tostado) está no fogo: deixe-o no forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 8 a 10 minutos. Após esse tempo, as fatias devem estar bem douradinhas. Vale ressaltar que o ideal é usar pão rústico para chegar no ponto de bruschetta.
Para o recheio, basta misturar todos os ingredientes em uma tigela e deixar que eles descansem por cerca de 10 minutos. Esse tempo é importante para que pegue bem o sabor. Por fim, lembre-se de deixar o creme de ricota fora da geladeira antes de passá-lo no pão. Isso ajuda a evidenciar ainda mais a sua cremosidade, deixando a bruschetta muito mais deliciosa ao paladar.
É sempre bom ter um ponto de cremosidade entre o pão e o recheio, pois isso ajuda a dar mais textura e estrutura para o aperitivo. Se você quer o resultado mais perfeito possível, a dica é sempre investir em produtos de alta qualidade. O Creme de Ricota Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, é a escolha ideal. Ele traz o sabor suave do verdadeiro queijo fresco, que combina bem com o toque refrescante do tomate. Além disso, o Creme de Ricota Galbani tem uma textura bem macia e aveludada, garantindo a cremosidade perfeita para a bruschetta.
Veja também: 10 receitas com creme de ricota para o café da manhã e lanche
A bruschetta de tomate já é um aperitivo elegante por si só, mas fica ainda mais completo quando servido ao lado de um bom vinho. O segredo para que a combinação fique perfeita é apostar em rótulos mais leves e refrescantes, que também tenham uma boa acidez para equilibrar com o tomate. Os brancos Pinot Grigio e Sauvignon Blanc são ótimas opções de vinhos para harmonizar com a bruschetta de tomate. Já se você preferir os tintos, escolha os mais leves, como o Pinot Noir.