Queijo fundo direito Queijo fundo direito
Italianas

Torta Pasqualina

14 de abril de 2025

Por Galbani

Duração

1h40

Porções

6 porções

Produtos

Creme de Ricota
Queijo Parmesão Ralado

Torta tradicional italiana feita com massa folhada e recheio de Creme de Ricota Galbani, Queijo Parmesão Ralado Galbani, acelga cozida e bem escorrida, cebola refogada, ovos crus, ovos inteiros no recheio, azeite, sal a gosto e pimenta-do-reino a gosto. Finalizada com tampa de massa folhada dourada ao forno e ovos inteiros cozidos dentro da torta, como na versão clássica da receita.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Retire o Creme de Ricota Galbani da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 20 minutos. Isso facilitará a mistura e deixará o recheio mais cremoso;
  2. Cozinhe a acelga em água fervente com sal por 5 minutos. Escorra e esprema bem para retirar o excesso de água e reserve até esfriar completamente;
  3. Refogue a cebola no azeite, em fogo médio, até que fique macia e levemente dourada;
  4. Misture a acelga já fria com a cebola refogada e reserve;
  5. Em uma tigela grande, coloque o Creme de Ricota Galbani em temperatura ambiente, o Queijo Parmesão Ralado Galbani, os ovos crus e a mistura de acelga com cebola, sal a gosto e pimenta-do-reino a gosto. Misture até obter um recheio uniforme;
  6. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda (aproximadamente 20 cm) com uma folha de massa folhada;
  7. Despeje o recheio na forma e nivele com uma espátula;
  8. Com uma colher, faça 3 cavidades no recheio e quebre um ovo inteiro em cada cavidade (os ovos devem estar em temperatura ambiente para evitar choque térmico);
  9. Cubra a torta com a segunda folha de massa folhada e feche bem as bordas;
  10. Pincele a superfície com a gema em temperatura ambiente;
  11. Leve ao forno pré-aquecido a 200 °C por cerca de 40 a 45 minutos, ou até que a massa esteja dourada e firme;
  12. Retire do forno, deixe descansar por 10 minutos e sirva morna ou em temperatura ambiente.

Torta pasqualina é receita típica do almoço de Páscoa italiano!

 

Se você está pensando no cardápio para o almoço de Páscoa, a torta pasqualina é uma ótima sugestão! Esse prato não é tão famoso no Brasil, mas é um dos mais tradicionais na Itália. A receita consiste em uma torta salgada bem recheada com creme de ricota, queijo parmesão, ovo, acelga ou espinafre e temperos marcantes. Como o próprio nome já sugere, a torta pasqualina é um prato típico de Páscoa, sempre marcando presença nas casas italianas durante a celebração. 

 

A receita é bem antiga e acredita-se que tenha surgido por volta dos anos 1400 na região de Ligúria. Segundo a tradição, a torta pasqualina deveria ser preparada com 33 camadas de massa, como uma representação da idade de Cristo quando foi crucificado. Hoje em dia, não existe mais essa obrigatoriedade e você pode usar uma massa folhada pronta para facilitar no preparo. 

 

Veja também: 10 pratos para ter uma verdadeira experiência gastronômica na Itália

 

Como fazer torta pasqualina? Veja truques para acertar no recheio do prato italiano 

 

O recheio da torta pasqualina deve ser cremoso, firme e com sabores bem marcantes. O primeiro segredo para acertar no preparo é deixar o creme de ricota do lado de fora da geladeira por cerca de 20 minutos antes de começar o recheio. Isso traz mais cremosidade para o produto e facilita na hora de misturar. O Creme de Ricota Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, tem uma textura leve e altamente cremosa, além de contar com o sabor suave do verdadeiro queijo fresco. Ele é ideal para o preparo de molhos e recheios variados, como o da torta pasqualina. 

 

Outra dica de como fazer a torta pasqualina perfeita é misturar bem os ingredientes do recheio para que ele fique o mais homogêneo possível. Para garantir um toque mais italiano ao prato, não esqueça do Queijo Parmesão Ralado Galbani. O produto tem um sabor intenso e levemente adocicado, deixando a receita muito mais irresistível. Por fim, a característica mais marcante da torta pasqualina é o ovo inteiro na massa. Para conseguir isso, você deve abrir 3 cavidades no recheio (que já deve estar por cima da massa) e quebrar os ovos ali dentro antes de levar ao forno. O resultado fica único e muito especial!

 

Além da torta pasqualina, conheça outras receitas típicas do almoço de Páscoa italiana para testar

 

A torta pasqualina é apenas uma das inúmeras receitas típicas da Páscoa italiana! Essa culinária é extremamente rica em sabores, então vale a pena testar outras opções no almoço especial. O Agnello al Forno, por exemplo, consiste em um cordeiro assado bem suculento. Já a Lasanha com Ragu de Cordeiro é uma boa maneira de misturar a carne tradicional com a famosa massa da culinária italiana. Já para a sobremesa de Páscoa, vale preparar a Colomba Pascal. O pão doce com amêndoas e chocolates no formato de pomba é um clássico dessa festividade. Seu sabor é tão gostoso e irresistível que, apesar de ser típica da Itália, a Colomba Pascal faz muito sucesso em diversas partes do mundo!

 

O que combina com torta pasqualina? Veja sugestões de vinhos e acompanhamentos para almoço de Páscoa

 

O almoço de Páscoa italiano é um verdadeiro banquete! Então que tal preparar alguns acompanhamentos para a torta pasqualina? Se quiser algo mais leve, vale fazer uma deliciosa salada caesar ou um refogado de legumes. Já se quiser pratos mais marcantes, você pode apostar em uma salada de bacalhau. Como estamos falando de um almoço de Páscoa italiano, é claro que não pode faltar um bom vinho para acompanhar. A torta pasqualina tem uma massa suave e um recheio cremoso, então a dica é apostar em rótulos brancos e leves. A mistura de creme de ricota com acelga harmoniza muito bem com o Sauvignon Blanc ou o Pinot Grigio. O Chardonnay é outra boa opção de vinho para servir com a torta pasqualina.  

Veja também: Descubra qual é o tipo de vinho ideal para cada massa

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito