Você já ouviu falar no queijo parmesão cilindro? Trata-se de uma variação de formato desse tradicional queijo italiano, que costuma ser encontrado nas versões ralada e fracionada. O corte no formato cilíndrico não é feito apenas por uma questão estética, e sim como uma forma de valorizar determinadas características do produto. Conheça melhor o queijo parmesão cilindro a seguir!
Para que serve o queijo parmesão cilindro? Veja diferencial desse formato
Como o próprio nome indica, o queijo parmesão cilindro tem um formato cilíndrico. Seu grande diferencial é que ele é feito com a parte central do queijo, que é conhecida por ser a mais nobre. Isso faz com que o sabor e a textura do queijo parmesão cilindro sejam ainda mais marcantes e especiais. Como é retirado da porção mais interna, ele apresenta uma consistência um pouco mais macia e úmida. Já o sabor é mais delicado por estar mais distante da casca externa. Enquanto isso, o aroma é bem presente e delicioso.
Outro diferencial é que o formato do queijo parmesão cilindro facilita que ele seja servido em peça nas tábuas de frios. Por ainda ser um queijo duro, mas de textura um pouco mais macia, também é fácil ralar ou fatiar esse produto. Todas essas características fazem com o que o queijo parmesão cilindro traga um toque especial e irresistível para qualquer receita.
Veja também: Como saber se o queijo parmesão é bom? Dicas para nunca mais errar na escolha!
Qual a diferença entre queijo parmesão cilindro e fracionado?
Ao contrário do queijo parmesão cilindro, o queijo parmesão fracionado é processado em pedaços menores e mais irregulares. Apesar de os dois serem deliciosos e intensos, o gosto acaba apresentando algumas pequenas diferenças. O queijo parmesão cilindro tem um sabor mais suave quando comparado ao fracionado, que é mais pronunciado. A textura da versão cilíndrica é mais macia e menos seca que a fracionada, que costuma ser um pouco mais dura.
Cada um deles se encaixa melhor em diferentes momentos. O queijo parmesão fracionado é uma opção prática para o dia a dia, sendo conveniente para uso em receitas variadas de lasanhas, pizzas e pratos gratinados, por exemplo. O queijo parmesão cilindro também pode ser utilizado nesses cenários, mas normalmente é escolhido em ocasiões especiais e mais sofisticadas, que pedem um toque único e irresistível ao paladar.
Como consumir o queijo parmesão cilindro?
O queijo parmesão cilindro é bem versátil e pode ser usado na cozinha de formas variadas. Ele traz mais sofisticação e elegância para qualquer refeição, graças às suas características irresistíveis. Por isso, é a opção perfeita quando se quer valorizar a qualidade e o sabor do queijo em um prato. O formato cilíndrico é bem prático para servir em tábuas de frios, adicionando um sabor inigualável para a mesa e um formato diferente do comum. Quando ralado, pode ser usado sobre saladas, massas, carpaccio e bruschettas, por exemplo.
Ele ainda pode ser um bom ingrediente para trazer mais sabor em molhos para macarronadas e no recheio de pizzas. Como é um pouco mais suave, também é um ótimo petisco para happy hour e eventos mais simples que buscam um toque especial de sabor. Lasanha, risoto, pão de alho e tantas outras receitas podem ser preparadas com o queijo parmesão cilindro, que sempre vai garantir um gostinho único e inigualável para o prato.
Veja também: Como escolher queijo parmesão no supermercado?
Pode comer queijo parmesão todos os dias?
Sim, você pode comer queijo parmesão todos os dias, seja ele cilindro, fracionado ou ralado. O produto é uma boa fonte de proteínas e outros nutrientes como cálcio, fósforo, zinco e vitamina B. Como tem um percentual um pouco mais elevado de calorias se comparado com queijos brancos, o ideal é não exagerar na quantidade. Com moderação, porém, você pode comer queijo parmesão diariamente sem problemas.
Como guardar queijo parmesão cilindro?
O recomendado é guardar o queijo parmesão cilindro dentro da geladeira. A versão fracionada com casca até pode ser armazenada em temperatura ambiente, mas como o formato cilíndrico é retirado bem do centro do queijo, o melhor é conservá-lo refrigerado. O ideal é deixar o queijo parmesão cilindro em um pote hermético ou envolvido em papel alumínio, dentro da geladeira. O queijo depois de ralado também deve ser guardado no refrigerador. Uma dica é não colocar o produto na prateleira da porta da geladeira, pois essa é a região que mais entra em contato com o ar externo. Por ser um queijo duro, o ideal é armazená-lo na gaveta de frutas e legumes, que é a parte mais úmida e menos fria da geladeira.
Qual vinho harmoniza com queijo parmesão cilindro?
Por ser um queijo de sabor bem intenso e marcante, vale a pena apostar em vinhos tintos mais encorpados. Os sabores se complementam bem e criam uma grande explosão de sabores no paladar. Os vinhos tintos Cabernet Sauvignon, Chianti e Merlot são ótimos exemplos de rótulos que harmonizam bem com o queijo parmesão cilindro, seja em uma tábua de frios ou como ingrediente de alguma receita. Caso você seja fã de cerveja, vale a pena apostar nas Witbier ou Golden Ale, que combinam bastante com o sabor inigualável do queijo parmesão.
Veja também: Como harmonizar queijos e vinhos? Anote as dicas de especialista!
Aposte no Queijo Parmesão Cilindro Galbani para mais sabor nas suas receitas!
O Queijo Parmesão Cilindro Galbani é a opção perfeita para trazer o delicioso sabor da Itália para a sua casa! Retirado da parte mais nobre do queijo, seu sabor é suave, marcante e irresistível. O produto da marca nº1 em queijos na Itália apresenta uma textura macia e um aroma delicioso. Versátil, pode estar presente na tábua de frios ou ser usado no preparo de receitas variadas, como molhos, massas, pizzas e aperitivos. O Queijo Parmesão Cilindro Galbani é fácil de fatiar e ralar, trazendo sabor e personalidade para qualquer prato especial.