24 de março de 2025
Escondidinho de frango desfiado e temperado com suco de limão, sal, pimenta do reino e uma pitada de açafrão da terra em pó. Refogado na cebola, alho, tomate, extrato de tomate, Creme de Ricota Galbani e salsinha. Coberto por purê de batata e gratinado com queijo Mussarela Galbani.
Para o Frango
Para o Purê de Batata
Finalização
Não há quem resista a um saboroso escondidinho de frango no almoço de domingo! Esse clássico da cozinha brasileira é daquelas comidas que só de sentir o cheiro já dá água na boca. O prato é bem simples, mas repleto de sabor: trata-se de uma travessa repleta de frango cremoso coberto por uma camada de purê de batata. A receita de escondidinho de frango com creme de ricota rende grandes porções e traz consigo aquela sensação de aconchego, sendo assim considerada a “comfort food” de muita gente. Afinal, ela remete àqueles almoços especiais em família em que todo mundo se reúne ao redor da mesa para conversar e se deliciar com uma refeição especial.
Se você quer saber como fazer um escondidinho de frango perfeito, não se preocupe: a receita é extremamente simples e pode ser preparada até mesmo por quem não tem muita intimidade com a cozinha. Tudo começa com o frango, que precisa ser cozido, desfiado e muito bem temperado. Esse é o segredo para que seu sabor se sobressaia e dê um toque especial ao paladar. Cada um pode temperar como quiser, mas nossa sugestão é caprichar no limão, pimenta-do-reino, açafrão da terra, cebola, alho e salsinha.
O purê de batata do escondidinho de frango é ainda mais simples de fazer. Basta cozinhar bem as batatas, escorrer, amassar bem e misturar com sal, leite e manteiga. De preferência, utilize a batata inglesa, pois é a mais indicada para o preparo de purês. Por fim, temos a melhor parte do passo a passo de como fazer escondidinho de frango: a montagem! O frango deve ficar na base da travessa, enquanto o purê de batata é adicionado por cima. O truque é incluir queijo mussarela por cima antes de gratinar. O resultado é um escondidinho de frango super suculento, cremoso e delicioso!
Dentre todos os ingredientes presentes na receita de escondidinho de frango, existem dois que merecem atenção. O primeiro é o creme de ricota, que é misturado com o frango antes da montagem do prato. Por ter uma consistência naturalmente macia e pastosa, esse produto consegue trazer mais cremosidade para a proteína. O creme de ricota evita que o frango fique muito seco, garantindo maior palatabilidade e sabor ao mastigar. O segundo ingrediente é o queijo mussarela, que é adicionado por cima do purê de batata antes de ir ao forno. Esse tipo de queijo é um dos melhores para gratinar, pois naturalmente tem facilidade para derreter quando exposto ao calor. Quando gratinada, a mussarela proporciona aquela puxadinha de queijo deliciosa ao mastigar, o que traz todo um toque especial para a receita.
O Creme de Ricota Galbani é a escolha ideal para deixar o seu escondidinho de frango perfeito! Ele tem um gostinho suave e uma consistência altamente cremosa, garantindo um prato muito mais gostoso, macio e delicado. O Queijo Mussarela Galbani também é a melhor opção para o preparo da receita de escondidinho de frango. De sabor delicado e textura macia, ele apresenta ainda o ponto de derretimento ideal, permitindo uma gratinagem deliciosa e marcante.
Veja também: É saudável comer mussarela? Descubra como incluir em uma alimentação balanceada
O escondidinho de frango com creme de ricota é a grande estrela do seu almoço de domingo, mas ele pode vir acompanhado de outros alimentos que enriquecem ainda mais a refeição. Vale a pena servir também uma salada caesar ou outro tipo de saladinha leve para acompanhar o prato, pois isso traz mais frescor e complemento para o almoço. Outra sugestão é preparar uma cestinha de pão de alho para acompanhar, uma farofa de bacon bem apetitosa ou um arroz soltinho para comer junto do prato principal.
Para beber, você pode apostar em vinhos mais leves que equilibrem o sabor do frango. O Pinot Noir e o Merlot são boas opções para quem gosta dos tintos, enquanto o Chardonnay e o Sauvignon Blanc são as escolhas perfeitas para os fãs de vinho branco. Dentre as cervejas, vale optar pelas mais leves, como Pilsen, Witbier e Lager.
Veja também: Vinhos de verão: saiba quais escolher para degustar em dias quentes