O risoni é uma daquelas comidas que despertam curiosidade ao olhar. Quem vê de longe, acha que se trata de um tipo de arroz parecido com o arbóreo (aquele usado para fazer risoto). Já ao olhar de perto, sua textura lembra a de uma massa bem pequena. Mas afinal: o que é risoni? Ele é considerado arroz ou massa? Descubra a verdade por trás desse alimento curioso e extremamente saboroso!
O que é risoni? Entenda de uma vez por todas se é massa ou arroz!
Essa é a grande dúvida por trás do risoni: o que é esse alimento? A resposta é simples: risoni é massa! Trata-se de um tipo de macarrão de formato bem pequeno, que realmente lembra um arroz. Também chamado de orzo, esse corte de massa é bem versátil e tem um sabor suave. Seu tamanho bem pequenininho permite que seja usado no preparo de pratos bem diferentes, podendo ser combinado com ingredientes e molhos variados.
Qual é a história do risoni? Receita tem raízes italianas
O risoni é uma massa de origem italiana. Não se sabe ao certo quando foi criado, mas acredita-se que ele tenha surgido como uma alternativa para substituir o arroz quando esse suprimento estava em falta durante a crise econômica. As famílias italianas aproveitavam a massa para cortar em pedaços bem pequenos que lembrassem o arroz, usando o novo alimento nos pratos onde os grãos seriam usados.
O risoni se mostrou uma opção bem saborosa e versátil, sendo apreciada em diversos tipos de receitas. Mesmo com a superação da crise econômica, o macarrão pequenininho continuou sendo consumido aos montes por toda a Itália. Com o tempo, também se espalhou pelas outras partes do mundo. Até hoje, o risoni é um tipo de macarrão bem popular, principalmente em terras italianas.
Qual a diferença de risoni para risoto?
Por ser muito parecido com o arroz, o risoni pode ser confundido com risoto quando servido de forma mais cremosa. Apesar das grandes semelhanças, os dois não são a mesma coisa. O risoto só recebe esse nome quando é preparado com arroz, que precisa ser do tipo arbóreo ou carnaroli. Se não for feito dessa forma, não é chamado de risoto. Porém, o risoni pode sim ser preparado da mesma maneira que o risoto, só que sem o arroz. Nesse caso, ele costuma receber nomes diferentes, como Risoni Cremoso ou Risoni na Manteiga, por exemplo.
Veja também: 5 segredos italianos para fazer o risoto perfeito
Como usar risoni? Receitas com massa podem ser variadas
Uma das maiores vantagens do risoni é que ele é extremamente versátil! Além de substituir o arroz arbóreo para formar um prato cremoso como o risoto, esse tipo de macarrão também é muito utilizado no preparo de caldos e sopas. O risoni ajuda a dar mais sustância nas receitas, deixando-as mais completas e trazendo mais satisfação para quem come. Confira algumas sugestões de receitas com risoni!
- Risoni cremoso com molho de queijos
- Risoni de espinafre
- Risoni cremoso com filé mignon
- Risoni na manteiga
- Risoni cremoso com almôndegas
- Risoni de bacon e alho poró
- Risoni de camarão
- Sopa de frango com risoni
- Canja de frango com risoni
- Sopa de legumes com risoni
Quanto tempo para cozinhar risoni?
O tempo de cozimento do risoni costuma ser entre 8 e 10 minutos no fogo. Porém, sempre vale a pena seguir as instruções indicadas na própria embalagem do produto para garantir o melhor resultado possível.
Aprenda como fazer risoni cremoso com molho de queijos e almôndegas!
São muitas as possibilidades de preparar risoni! Nossa sugestão é o delicioso risoni cremoso com molho de queijos e almôndegas. O resultado é extremamente delicioso e original, perfeito para quem quer preparar um jantar especial. Confira!
Ingredientes para risoni cremoso com molho de queijos:
- 300g de macarrão risoni
- 80g de Queijo Parmesão Ralado Galbani
- 80g de Queijo Grana Padano Galbani
- 1,6L de caldo de legumes
- ½ cebola picada
- 3 dentes de alho amassados
- 120ml de vinho branco seco
- 100ml de creme de leite
- 100g de manteiga
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Ingredientes para almôndegas:
- 800g de carne moída (acém ou patinho, por exemplo)
- 1 ovo
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 xícara de farinha de trigo
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde e orégano picados a gosto
Modo de preparo do risoni cremoso com molho de queijos:
- Jogue 50g de manteiga em uma panela a fogo médio. Quando começar a derreter, adicione a cebola e o alho para dourar.
- Após refogar bem por cerca de 2 minutos, acrescente o macarrão risoni.
- Adicione o vinho na panela e mexa até que ele evapore. O vinho ajuda a equilibrar a acidez e traz mais aroma para o prato.
- Adicione o caldo de legumes e mexa até secar.
- Quando estiver al dente, acrescente o creme de leite, metade do Queijo Parmesão Galbani e metade do Queijo Grana Padano Galbani. Continue mexendo e tempere com sal e pimenta-do-reino.
- Desligue o fogo após cerca de 2 minutos e adicione a manteiga gelada (esse processo é chamado de mantecatura). Também adicione as outras metades dos queijos e mexa bem.
Modo de preparo das almôndegas:
- Coloque a carne moída em uma tigela. Acrescente a farinha de trigo, o ovo, a cebola, o alho, o sal, a pimenta-do-reino, o cheiro-verde e o orégano.
- Misture bem com as próprias mãos e amasse até que a massa fique bem homogênea.
- Modele a massa em pequenas porções no formato de bolinhas.
- Aqueça uma frigideira com um fio de azeite a fogo médio-alto e adicione as almôndegas. Tenha o cuidado de mexer cada bolinha para fritar bem de todos os lados.
Finalização:
- Coloque o risoni cremoso com molho de queijos em um prato fundo.
- Por cima, acrescente as bolinhas de almôndegas. Se quiser, você pode preparar um outro molho para as almôndegas (como o de tomate), mas também pode deixá-las apenas com o molho de queijos.
- Finalize com queijo parmesão ralado por cima e sirva!
Queijo Parmesão Galbani e Queijo Grana Padano Galbani são escolhas perfeitas para o risoni!
Para o risoni perfeito, nada melhor que usar produtos de alta qualidade no preparo! Os queijos dão um toque especial no molho e ainda podem ser usados na finalização do prato. Dentre todos os tipos que existem, o parmesão e o grana padano são alguns dos mais indicados graças aos seus sabores excepcionais.
O Queijo Parmesão Galbani tem um sabor intenso e levemente adocicado. Além disso, apresenta uma textura crocante que é altamente deliciosa ao paladar. Tudo isso faz com que ele seja capaz de transformar qualquer prato em uma refeição muito mais marcante. Já o Queijo Grana Padano Galbani é importado diretamente da Itália e apresenta o selo DOP de qualidade. Como passa por um período de 12 meses de maturação, tem sabores e características muito aprimorados e pronunciados. O Grana Padano Galbani tem um gosto delicado, fresco, levemente adocicado e com toque amendoado. Sua granulada e elástica de produção artesanal deixam toda receita mais irresistível, incluindo o saboroso risoni italiano.