25 de setembro de 2025
Focaccia artesanal com massa macia e aerada, coberta com tomates maduros, lascas de Parmesão Galbani e folhas de alecrim fresco. Assada até dourar e servida como na imagem de referência, com bordas crocantes e interior úmido.
Massa
Cobertura
Massa
1- Em uma tigela grande, coloque a água morna (temperatura de banho: entre 35°C e 40°C), o fermento biológico seco e o açúcar
2- Misture bem e deixe descansar por 10 minutos até formar uma espuma leve na superfície (isso indica que o fermento está ativo)
3- Adicione a farinha de trigo, o sal e o azeite
4- Misture com uma colher até formar uma massa pegajosa
5- Transfira para uma superfície enfarinhada e sove por cerca de 10 minutos, até que a massa esteja lisa e elástica
6- Coloque a massa em uma tigela untada com azeite, cubra com pano limpo e deixe descansar por 1h, em local morno, até dobrar de volume.
Cobertura
7- Enquanto a massa descansa, corte os tomates cereja ao meio e deixe em temperatura ambiente para não esfriarem a massa ao serem colocados por cima.
8- Corte o Parmesão Cilindro Galbani (gelado, para facilitar o corte) em lascas ou rale grosso, separando 1/3 da peça (aproximadamente 80g)
9- Separe as folhas de alecrim e reserve.
Montagem
10- Após o crescimento da massa, unte uma assadeira retangular (cerca de 30×20 cm) com azeite
11- Transfira a massa para a assadeira e, com as pontas dos dedos untadas de azeite, pressione suavemente a massa até cobrir o fundo da forma e criar leves afundamentos na superfície
12- Distribua os tomates cortados, as lascas de parmesão e o alecrim por cima da massa
13- Regue com o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto
14- Cubra novamente e deixe descansar por mais 30 minutos.
Assar
15- Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura média-alta)
16- Leve a focaccia ao forno por cerca de 25 a 30 minutos, ou até crescer, dourar por cima e o fundo estar assado firme.
17- Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de cortar.
18- Sirva a focaccia morna ou em temperatura ambiente, com mais lascas de Parmesão Cilindro Galbani por cima, se desejar.
Quer surpreender a família ou os amigos com um pão artesanal cheio de sabor e aroma? A focaccia é a escolha perfeita! Macia, aerada por dentro e levemente crocante por fora, essa receita combina tomates maduros, alecrim fresco e lascas de Parmesão Galbani!. Além de deliciosa, a receita é um clássico italiano extremamente versátil: você pode servi-la como entrada em um jantar especial, no lanche da tarde acompanhada de frios, ou até mesmo como acompanhamento de uma tábua de queijos e vinhos. Experimente!
Veja também: Meio pizza romana e meio focaccia: a ‘pinsa’ italiana viraliza com novas versões
O grande destaque desta receita é o Parmesão Cilindro Galbani. Retirado da parte mais nobre do parmesão, ele garante um sabor único e sofisticado para a focaccia. Ele é mais macio e levemente suave em comparação ao parmesão fracionado – ideal para quem busca qualidade, sofisticação e um toque italiano autêntico nas receitas do dia a dia. Além de realçar o sabor do pão artesanal, o Parmesão Cilindro Galbani pode ser utilizado em lascas para finalizar saladas, ralado por cima de massas ou até mesmo em tábuas de frios. Experimente Galbani em suas receitas, a marca de queijos nº1 na Itália!
Descubra mais: 6 motivos para usar o queijo parmesão cilindro
Apesar de muitas vezes serem confundidas, pizza e focaccia não são a mesma coisa! A massa da pizza é mais fina e aberta para receber coberturas variadas, enquanto a focaccia tem uma espessura maior, textura macia e sabor marcante de azeite e ervas. A focaccia é servida como pão artesanal, podendo ser acompanhada de queijos, embutidos ou simplesmente degustada sozinha. Enquanto isso, a pizza é um prato completo.
A grande semelhança entre os dois está no fato de que as duas são clássicos da panificação italiana, perfeitos para compartilhar em momentos especiais!
Saiba mais: Qual é a diferença entre pizza e focaccia?