A Itália é um grande berço da gastronomia. Apesar disso, a culinária italiana possui suas peculiaridades e características diferentes ao longo do território. Ao Sul, nas regiões como Calábria, Sicília, Campânia e Puglia se destacam por pratos típicos que refletem a tradição mediterrânea: uso de tomates frescos, ervas aromáticas, frutos do mar, azeite de oliva e, claro, queijos de alta qualidade, como os de Galbani, como na receita de Espaguete com marisco ao alho e óleo (vôngole)!
A seguir, confira 5 pratos típicos do Sul da Itália para você conhecer e preparar em casa.
Saiba mais: Culinária italiana: conheça as diferenças entre as regiões Norte e Sul do país
1. Pasta alla Norma (Sicília)
A pasta alla Norma é um dos pratos mais famosos da Sicília. Leva berinjelas fritas, molho de tomate fresco, manjericão e queijo ricotta salata ralado. É uma receita simples, mas cheia de personalidade, criada em homenagem à ópera Norma, de Vincenzo Bellini!
Para adaptar a receita ao paladar brasileiro, a dica é finalizar a refeição com o Parmesão Ralado Galbani, uma opção prática, que traz sabor intenso e uma textura crocante ao prato.
Ingredientes básicos:
- Espaguete ou macarrão curto
- Molho de tomate caseiro
- Berinjelas fritas em cubos
- Manjericão fresco
- Queijo ralado

2. Parmigiana di Melanzane (Campânia e Sicília)
Conhecida no Brasil como “berinjela à parmegiana”, a parmigiana di melanzane é feita com camadas de berinjela frita, molho de tomate, manjericão fresco e bastante queijo ralado. Na Itália, não leva presunto ou carne: é um prato totalmente vegetariano, servido como prato principal.
Experimente com Mussarela Galbani entre as camadas para garantir cremosidade e Queijo Parmesão ralado Galbani para finalizar com um sabor autêntico italiano!
Ingredientes básicos:
- Berinjelas fatiadas e fritas
- Molho de tomate
- Queijo Parmesão ralado Galbani
- Mussarela Galbani
- Manjericão fresco

3. Orecchiette alle cime di rapa (Puglia)
Na região de Puglia a massa mais é o orecchiette, que significa “pequenas orelhas”. A receita tradicional leva folhas de nabo (cime di rapa), alho, anchovas e azeite de oliva. É uma combinação de sabor levemente amargo das verduras com o salgado das anchovas!
Para variar, você pode servir o prato com um pouco de Grana Padano Galbani ralado, que muita sofisticação e um sabor delicado, fresco e levemente adocicado.
Ingredientes básicos:
- Massa orecchiette
- Cime di rapa (folhas de nabo ou substituto como brócolis)
- Alho e anchovas
- Azeite de oliva
- Queijo ralado para finalizar

4. Arancini di Riso (Sicília)
Os famosos arancini são bolinhos de arroz recheados, empanados e fritos. Tradicionalmente, levam um recheio de ragú de carne, ervilhas e queijo, mas os sabores podem variar de acordo com o paladar de quem estiver preparando, como na receita de Arancini com Grana Padano e Bacon. Eles são vendidos como lanche de rua na Sicília e representam a essência da comida italiana prática e saborosa!
Para dar cremosidade ao recheio, use Mussarela Galbani ou até mesmo um toque de Creme de Ricota Galbani.
Ingredientes básicos:
- Arroz de risoto
- Molho de carne
- Ervilhas
- Mussarela Galbani
- Farinha de rosca para empanar

Confira: Arancini: conheça o bolinho de risoto que é um clássico italiano
5. Cannoli Siciliano (Sicília)
Entre as sobremesas do Sul da Itália, o cannoli siciliano é, sem dúvida, o mais icônico e memorável! São massas crocantes em formato de tubo, recheadas com um creme de ricota adoçado, muitas vezes com frutas cristalizadas ou pistache.
Experimente preparar com o Creme de Ricota Galbani, que garante suavidade e cremosidade ideais para o recheio.
Ingredientes básicos:
- Massa de cannoli (frita em óleo quente)
- Creme de ricota adoçado
- Açúcar de confeiteiro
- Frutas cristalizadas ou pistache para decorar

Confira mais: Essas são as sobremesas italianas mais tradicionais na Páscoa
Os pratos típicos do Sul da Itália são cheios de tradição, ingredientes frescos e muita história. Com os queijos Galbani, você pode dar autenticidade às receitas e transformar qualquer refeição em uma verdadeira viagem gastronômica!