Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Polpetone à moda italiana: aprenda essa receita deliciosa para acompanhar massas

4 de dezembro de 2025

Por Galbani

O polpetone é um clássico da culinária italiana! O famoso “bolo de carne” faz sucesso por seu sabor suculento, bem temperado e altamente irresistível. Ele combina perfeitamente com massas, adicionando mais corpo e personalidade ao prato. E o melhor: você pode prepará-lo facilmente na sua casa para compôr um jantar especial. Ficou com água na boca? Aprenda a seguir como fazer o polpetone à moda italiana! 

O que é polpetone?

O polpetone é um bolo de carne grande, preparado com carne moída temperada e misturada com pão amolecido, ovos, queijo parmesão e ervas. Essa mistura é modelada em formato de disco grosso e, geralmente, leva um recheio de queijo suculento. Não se sabe ao certo qual a origem do polpetone, mas acredita-se que tenha surgido nas regiões do centro e sul da Itália. 

O famoso polpetone à moda italiana se destaca por seu sabor rústico, temperado, salgado e com um toque aromático. Ele possui uma crosta externa crocante e suculenta, que contrasta com o recheio cremoso, macio e úmido. Para completar, o polpetone de carne costuma ser servido com molho de tomate, que adiciona mais equilíbrio e acidez, e com algum tipo de massa. 

Qual a diferença entre polpetone e almôndega?

Essa é uma dúvida comum, mas existem diferenças específicas entre os dois. O polpetone é grande e frequentemente recheado, enquanto a almôndega é pequena e raramente leva recheio. Além disso, o polpetone é mais encorpado e estruturado, assumindo o papel de protagonista do prato. Já as almôndegas funcionam como acompanhamento de massas ou molhos. 

Uma curiosidade interessante é que o polpetone é, na verdade, a versão maior da polpeta, que é o termo italiano para almôndega. E o que é polpetine? A versão ainda menor da polpeta, com um tamanho inferior ao da almôndega tradicional. 

Veja também: Almôndegas ao Molho Picante e Mussarela

O polpetone é frito ou assado?

O polpetone pode ser frito ou assado, dependendo da sua preferência. Tradicionalmente, os italianos costumam selar o polpetone na frigideira (fritar levemente) apenas para dourar a superfície e, em seguida, finalizar o cozimento no molho de tomate. Porém, também é possível assá-lo no forno para, depois, servir com o molho. Ou seja, tem polpetone de carne para todos os gostos!

Veja também: Não é só massa: veja os detalhes que tornam a culinária italiana tão especial

Recheio do polpetone à moda italiana com mussarela é o segredo da receita! 

O queijo mussarela é o truque que torna o recheio do polpetone à moda italiana tão irresistível! Esse tipo de queijo filado derrete com extrema facilidade, resultando em uma textura super cremosa e naquele “puxa-puxa” delicioso a cada mordida. A mussarela ainda se destaca pelo sabor mais suave e delicado, evitando que o prato fique muito pesado, mas mantendo o recheio super queijudo. Em muitas receitas, o polpetone de carne também pode levar presunto, calabresa ou outros ingredientes.  

Como buscamos um autêntico polpetone à moda italiana, a dica é prepará-lo com o Queijo Mozzarella Galbani, a marca nº1 de queijos na Itália! De textura macia e delicada, ele tem o ponto de derretimento ideal para diversas receitas recheadas, incluindo o clássico polpetone de carne. Além disso, seu sabor leve e suave permite incrementar o recheio com outros ingredientes, se desejar. O melhor de tudo é que o Queijo Mozzarella Galbani traz o autêntico sabor italiano para a sua casa, garantindo o polpetone perfeito para um jantar especial! 

Uma dica extra é usar o Queijo Parmesão Galbani no preparo do bolo de carne! Com sabor intenso e levemente frutado, ele garante um toque mais marcante e aromático, e ainda contribui para a crocância que um verdadeiro polpetone à moda italiana deve ter!

Veja também: Por que a mussarela derrete tão bem? A ciência por trás do queijo favorito das pizzas

Como fazer polpetone de carne à moda italiana? Confira o passo a passo!

Ingredientes:

  • 500 g de carne moída (patinho ou acém moído duas vezes)
  • 1 xícara de pão amanhecido hidratado no leite ou água (bem espremido)
  • 1 ovo
  • 40g de Queijo Parmesão Ralado Galbani
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 dente de alho ralado
  • Sal e pimenta
  • 150 g de Queijo Mozzarella Galbani
  • Farinha de trigo (opcional, para ajudar a selar)
  • Molho de tomate caseiro

Modo de preparo: 

1) Misture a carne com o pão hidratado, ovo, Queijo Parmesão Galbani, salsinha, alho, sal e pimenta. Mexa bem até virar uma massa macia, com cuidado para não amassar demais; 

2) Divida a massa em 4 porções. Em seguida, abra cada uma na mão formando um disco grosso;

3) Coloque fatias grossas de Queijo Mozzarella Galbani no centro do bolo de carne;

4) Cubra com outro disco de carne e feche bem as bordas, formando um polpetone alto. Se quiser, passe o bolo levemente na farinha de trigo para ajudar a selar;

5) Aqueça uma frigideira e coloque um pouco de azeite. Adicione o polpetone e sele, dourando bem os dois lados;

6) Transfira o polpetone para uma panela com molho de tomate quente ou cubra com o molho. Cozinhe por cerca de 10 a 15 minutos para que o bolo de carne cozinhe bem e o queijo derreta totalmente;

7) Sirva o polpetone à moda italiana com mais molho por cima e os acompanhamentos de sua preferência. 

O que acompanha o polpetone? Veja ideias para completar o menu! 

O polpetone à moda italiana fica ainda mais saboroso quando conta com acompanhamentos especiais. O mais clássico é o macarrão, que pode ser de diversos tipos: tagliatelle, espaguete ou fettuccine são exemplos que harmonizam perfeitamente. Além das massas, o polpetone de carne também combina com risotos variados, polenta italiana e purê de batata. Se preferir opções mais leves, invista em uma refrescante salada verde ou legumes grelhados. 

Uma dica adicional é preparar petiscos para incrementar o menu, como pão italiano, grissini ou azeitonas temperadas. Para beber, nada como um bom vinho para acompanhar. Os rótulos que melhor harmonizam com o polpetone de carne à moda italiana são os tintos mais encorpados e com boa acidez. Cabernet Sauvignon, Malbec e Chianti são excelentes sugestões. 

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito