Poucos preparos são tão clássicos quanto o molho de tomate caseiro. Base da culinária italiana, ele é um dos elementos principais de diversas receitas – massas, lasanhas e até pizzas! Aprender o passo a passo de como fazer molho de tomate em casa é mais simples do que parece e o resultado é um sabor fresco, natural e cheio de autenticidade! Além de ser versátil, a receita é super saborosa e você vai surpreender todo mundo com seus dotes culinários.
A seguir, você vai aprender a preparar o verdadeiro molho de tomate italiano para incrementar suas receitas. Confira!
Quais são os ingredientes do molho de tomate?
O segredo para um molho de tomate caseiro saboroso está na escolha de ingredientes frescos e de qualidade. Essa receita italiana tradicional leva poucos itens, mas que fazem toda a diferença no resultado final. Confira a lista:
Ingredientes:
- Tomates italianos bem maduros
- Manjericão basilicão (manjericão-de-folha-larga)
- Cebola roxa picada bem fina
- Azeite e sal a gosto
Confira também: Do sugo ao pesto: os tipos de molho para macarrão que todo mundo deveria conhecer
Como fazer molho de tomate?
O passo a passo da receita de molho de tomate é mais simples do que parece. Para o preparo, você não precisa aprender técnicas avançadas de culinária: só vai precisar de um pouco de paciência, já que, para engrossar o molho de tomate, ele vai precisar passar algumas horas no fogo até reduzir e adquirir uma consistência mais densa e cremosa.
Confira o modo de preparo completo:
1) Deixe os tomates de molho em água para higienizar;
2) Corte-os em pedaços menores e bata no liquidificador até formar um creme (faça em partes para não sobrecarregar o aparelho);
3) Peneire os tomates batidos para obter um molho liso, sem grumos;
4) Em uma panela, refogue a cebola no azeite até ficar translúcida;
5) Adicione a polpa de tomate batida, ajuste o sal e deixe ferver;
6) Espere reduzir até chegar a uma consistência mais densa;
7) Desligue o fogo e finalize com folhas frescas de manjericão picado.
Qual o segredo de um bom molho de tomate?
O segredo de um bom molho de tomate está nos tomates escolhidos. Prefira os tomates italianos, conhecidos por sua polpa carnuda, poucas sementes e acidez equilibrada. Quanto mais maduros, mais adocicado e encorpado será o molho. Usar ingredientes frescos garante um sabor autêntico, típico das receitas tradicionais italianas.
Veja também: Molho bolonhesa: aprenda a fazer a receita original do molho italiano
Como neutralizar a acidez do molho de tomate?
Um dos desafios de quem aprende como fazer molho de tomate caseiro é equilibrar a acidez. Para suavizar o sabor, você pode:
- Usar tomates bem maduros, que são naturalmente mais doces.
- Acrescentar uma pitada de açúcar ou cenoura ralada no cozimento.
- Cozinhar em fogo baixo por mais tempo, deixando os sabores se desenvolverem.
- Adicionar um fio de azeite extra-virgem ao final, que ajuda a arredondar o paladar.
Quanto tempo posso congelar molho de tomate caseiro?
Uma das boas partes de preparar molho de tomate caseiro é conseguir fazer grandes quantidades para sempre ter pronto na geladeira. A dica para armazenar corretamente é, depois de pronto, esperar esfriar, dividir o molho em potes menores e levar ao congelador.
Quando bem congelado, o molho de tomate caseiro italiano dura até 3 meses! Assim, sempre que você quiser preparar um delicioso molho sugo ou uma lasanha à bolonhesa, os tomates já vão estar prontos para serem utilizados!
Em quais receitas usar molho de tomate caseiro?
O molho de tomate é um preparo essencial na cozinha italiana e combina com diversas receitas. Nos preparos, ele fica muito mais saboroso quando finalizado com queijos Galbani – a marca de queijos nº1 na Itália.
Confira algumas sugestões de receitas saborosas para utilizar o molho de tomate caseiro e finalizar com os queijos Galbani!
- Espaguete ao molho sugo e parmesão ralado: essa receita é uma clássica combinação italiana que nunca sai de moda! O Queijo Parmesão Ralado Galbani é responsável por trazer um sabor intenso e levemente adocicado ao prato. Além disso, a crocância e o frescor do queijo ralado trazem mais textura e deixam a refeição muito mais saborosa!
- Lasanha à bolonhesa gratinada com mussarela: a lasanha é uma ótima pedida para reunir toda a família ao redor da mesa em um almoço de domingo saboroso. Quando finalizada com o com fatias de mussarela, ela fica muito mais gostosa! A Mussarela Fatiada Galbani possui um sabor suave e um ponto de derretimento perfeito – o que a torna o queijo ideal para gratinar pratos e deixar as refeições mais cremosas!
- Nhoque com ragu de carne finalizado com Grana Padano: a receita é perfeita para um jantar especial! O Grana Padano Padano Galbani tem um sabor fresco e levemente adocicado, além de uma textura granulada que faz toda a diferença na finalização do prato. Ele passa por um processo de maturação de 12 meses que acentua seus sabores e ainda possui o selo de qualidade DOP (Denominação de Origem Protegida), que assegura que foi importado diretamente de produtores italianos autorizados a fabricar esse tipo de queijo.
Ao unir o frescor do molho de tomate caseiro com o sabor e qualidade dos queijos Galbani, você garante pratos ricos em sabor, com aquele toque italiano que transforma qualquer refeição em um momento especial!