Você já ouviu falar que macarrão reaquecido tem menos calorias? Recentemente, essa afirmação viralizou nas redes sociais e deixou muitas pessoas curiosas. Enquanto algumas seguem céticas, outras torcem para que seja verdade. Mas afinal, o macarrão requentado realmente é menos calórico ou tudo não passa de um mito? Nós explicamos a seguir!
Macarrão aquecido tem menos calorias?
Na teoria, não. Na prática, há uma pequena diferença sim. A quantidade de calorias de uma massa não diminui porque ela foi resfriada e aquecida novamente, então o valor calórico segue o mesmo. O que acontece, porém, é que pode haver sim uma menor absorção de calorias pelo corpo. Quando um alimento passa pelo resfriamento e reaquecimento, sua estrutura química é levemente alterada. No caso do macarrão, o amido acaba sendo transformado em amido resistente. Esse novo carboidrato não é digerido pelo intestino, então ele passa a ser visto como uma espécie de fibra. Ao chegar no intestino, o amido resistente é fermentado. Todo esse processo faz com que o corpo absorva uma quantidade menor de calorias.
Resumindo: o macarrão requentado continua com o mesmo teor calórico, mas o corpo humano absorve uma concentração menor de calorias por causa do amido resistente, substância que surge após o processo de resfriamento e reaquecimento. Porém, é importante ressaltar que essa diminuição é muito pequena, então não faz tanta diferença para quem quer emagrecer e/ou diminuir o consumo calórico. Isso quer dizer que você pode requentar macarrão sem problemas, mas o prato não vira “low carb” e essa não é uma estratégia que funciona para a perda de peso.
Quantas calorias tem o macarrão?
O valor varia de acordo com cada marca mas, normalmente, 100g de macarrão cozido possui entre 130 e 150 calorias. O teor calórico do prato aumenta de acordo com o molho que for adicionado. Por isso, uma boa dica é usar ingredientes menos calóricos em seu preparo, como o Creme de Ricota Light Galbani. Ele possui uma textura altamente cremosa e aveludada que o torna perfeito para o preparo de molhos variados. Além de gostoso e macio, o Creme de Ricota Light Galbani conta com uma redução de gorduras em sua composição, deixando o molho com menos calorias e mais saudável.
Veja também: Massa no molho ou molho na massa: qual é a finalização ideal para macarrão?
Requentar macarrão pode trazer benefícios para o corpo
Além de diminuir a absorção de calorias, requentar macarrão pode ajudar no controle glicêmico. O amido resistente é digerido bem lentamente, o que ajuda a evitar picos de glicose. Consequentemente, ele é um aliado na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, esse amido também funciona como um prebiótico, que é o alimento para as bactérias benéficas que vivem no intestino. Quanto mais saudáveis e alimentadas elas estão, melhor elas conseguem atuar no equilíbrio da microbiota intestinal.
O que muda no macarrão reaquecido?
Normalmente, o macarrão requentado costuma ser um pouco mais ressecado e pegajoso. Isso acontece justamente por causa da transformação do amido e da menor quantidade de água. Essas mudanças são ainda mais perceptíveis quando o macarrão é aquecido no microondas. Uma boa maneira de deixar a massa macia mesmo após seu resfriamento é esquentar com um pouco de água quente ou vapor na panela. Apenas tenha o cuidado de não exagerar, pois isso pode acabar deixando o macarrão mole demais. Adicionar molho quentinho também evita que a massa fique seca. Além disso, cozinhe sempre o macarrão “al dente” para garantir que o prato fique ainda mais saboroso ao ser reaquecido.
Veja também: 15 erros muito comuns ao de cozinhar macarrão
Requentado ou não, sempre finalize o macarrão com queijo parmesão!
O queijo parmesão é sempre uma ótima ideia de finalizar macarrão, seja fresquinho ou reaquecido. Ele consegue trazer um toque especial de crocância ao paladar, além de garantir intensidade ao sabor final. O melhor de tudo é que esse queijo combina com qualquer tipo de macarrão e com os molhos mais variados. O parmesão é perfeito para ressaltar o sabor da massa fresquinha, mas também consegue deixar o macarrão reaquecido muito mais suculento.
O Queijo Parmesão Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, se destaca pelo sabor intenso e levemente adocicado. Ele traz ainda uma textura crocante e irresistível que cria uma sensação deliciosa ao paladar. Existem três opções para você testar: o Queijo Parmesão Fracionado Galbani (que te permite ralar como desejar), o Queijo Parmesão Ralado Galbani (que já vem pronto para otimizar seu tempo) e o Queijo Parmesão Cilindro Galbani (que é retirado da porção mais nobre do queijo e proporciona um sabor mais sofisticado). Todos os três deixam o macarrão super gostoso e com um toque especial da Itália!
Veja também: Como saber se o queijo parmesão é bom? Dicas para nunca mais errar na escolha!