Queijo fundo direito Queijo fundo direito

15 erros muito comuns ao de cozinhar macarrão

26 de junho de 2025

Por Galbani

Cozinhar macarrão é uma tarefa muito simples e rápida. Basta colocar a massa na água fervida com sal e escorrer quando chegar no ponto. Porém, mesmo assim é muito fácil acabar errando no preparo. Às vezes o macarrão fica todo grudento, mole demais, duro, empelotado ou até mesmo cru. Tudo isso acontece por causa de alguns errinhos pequenos que muita gente comete e nem faz ideia de que pode comprometer tanto o resultado final. Para te ajudar, preparamos um guia com 15 erros muito comuns na hora de cozinhar macarrão!

1) Usar uma panela pequena demais para cozinhar macarrão

O primeiro passo de como cozinhar macarrão é pegar a panela – e muita gente já erra nesse momento. Uma panela pequena demais pode atrapalhar o cozimento por caber menos água que o necessário. Além disso, ela pode não suportar o próprio macarrão, principalmente se for feito em grandes quantidades. Por isso, na dúvida, sempre escolha a maior panela para cozinhar macarrão. 

2) Quebrar o macarrão para caber na panela 

Muitas pessoas têm o costume de quebrar o macarrão para que ele entre totalmente na panela, seja ela pequena ou grande. Porém, isso pode ser um grande problema. Ao fazer isso, você compromete a textura da massa e ainda deixa os fios com tamanhos diferentes, o que dificulta o cozimento por igual. Além disso, essa prática é considerada quase um crime na Itália, já que quebra a tradição de consumir macarrão longo enrolando no garfo. Não se preocupe se os fios ficarem para fora ao colocar na panela: eles vão amolecer e, assim, entrarão por completo. 

Veja também: Almoço de domingo na Itália: veja como são os rituais familiares

3) Colocar pouca água para cozinhar macarrão 

A quantidade de água é algo que você sempre deve ficar atento ao cozinhar macarrão. A massa incha conforme cozinha, então uma pouca quantidade de água vai diminuir o espaço para você mexer. Consequentemente, os fios ficam todos grudentos e empelotados. Uma boa dica de como cozinhar o macarrão é usar a proporção de 1 litro de água para cada 100g. 

4) Lavar o macarrão antes de cozinhar 

Se você tem costume de lavar macarrão antes de cozinhar, pare imediatamente! Ao fazer isso, você está tirando o amido presente na massa, substância responsável por dar textura e melhorar a aderência com o molho. Sem amido, o macarrão acaba grudando, não se adere muito bem e o prato fica bem menos agradável. 

5) Colocar o macarrão na água antes de ferver

Muitas pessoas colocam o macarrão na panela com água e levam ao fogo para cozinhar. Porém, esse não é o método adequado de como cozinhar macarrão. Quando você coloca a massa em contato direto com a água fria, ela demora mais tempo para cozinhar e ainda corre o risco de grudar. Primeiro, você precisa encher a panela somente com água e deixá-la no fogo até ferver. Apenas depois disso você deve adicionar o macarrão na panela.

6) Usar a temperatura em fogo baixo

A temperatura do fogo é um dos principais segredos de como cozinhar o macarrão perfeito. Quando colocar a água para ferver, deixe em fogo alto. Depois que começar a borbulhar e você  adicionar o macarrão, pode manter alto ou diminuir para médio-alto. Porém, não use o fogo baixo para cozinhar macarrão, pois a água vai demorar mais para ferver e o amido vai ser liberado lentamente, o que pode resultar em uma massa empapada. 

7) Usar óleo ou azeite para cozinhar macarrão

Muitas pessoas adicionam um fio de óleo ou azeite na panela para evitar que o macarrão grude. Porém, isso não passa de um mito. Na verdade, o óleo ou azeite vai apenas criar uma espécie de película nos fios que diminui a aderência com o molho. Ou seja: o resultado final é um macarrão escorregadio e que não se mistura bem, prejudicando o sabor e a consistência.

8) Não salgar ou adicionar sal antes do tempo   

O sal é muito importante na hora de cozinhar macarrão, pois realça o sabor da massa e ainda evita que ela grude. O que muita gente não sabe é que existe um momento específico para adicionar o tempero. Se você colocar direto na água fria, ela vai demorar bem mais para esquentar. Então, o ideal é adicionar o sal assim que a água começar a ferver e antes do macarrão. Uma dica: sempre use a proporção de 10g de sal a cada 100g de macarrão. 

9) Deixar o macarrão parado sem mexer

Para evitar que o macarrão fique todo empelotado, existe um pequeno e simples truque: mexa a massa! É muito comum colocar o macarrão para cozinhar e deixá-lo parado na panela enquanto fazemos outras coisas. Porém, o recomendado é mexer de vez em quando, principalmente no início do cozimento. Isso vai dar mais movimento e evitar que a massa fique grudada. 

10) Perder o tempo do cozimento 

Tem gente que gosta de macarrão mais molinho, outros preferem ele firme… seja qual for seu gosto pessoal, o segredo para acertar no ponto é sempre prestar atenção no tempo do cozimento. O macarrão al dente é o ponto mais clássico, quando ele fica cozido por fora mas apresenta uma leve resistência ao morder. Para alcançá-lo, você deve deixar o macarrão cozinhando por 5 a 10 minutos. Caso queira confirmar se a massa está al dente, pegue um fio e corte-o ao meio: se o centro estiver branco, está pronto! 

11) Demorar a escorrer o macarrão depois de pronto

Não demore a escorrer o macarrão depois que ele já estiver pronto. Quando você deixa a massa na panela com água, mesmo com o fogo desligado, ela continua cozinhando e pode passar bastante do ponto adequado. Por isso, o ideal é evitar ao máximo deixar o macarrão parado na panela por muito tempo. 

12) Deixar o macarrão no escorredor por muito tempo 

Você tem o costume de deixar a massa descansando no escorredor enquanto finaliza o molho? Se sim, saiba que está cometendo um grande erro! Ao fazer isso, a massa começa a secar com maior rapidez, o que resulta em uma textura bem pegajosa ou seca. Vale ressaltar que, na cultura italiana, normalmente não se usa o tradicional escorredor. Eles preferem utilizar uma escumadeira ou pegador para tirar o macarrão da panela com água e colocar diretamente no molho. Porém, não tem problema usar o escorredor no dia a dia. 

13) Jogar a água do cozimento fora

A água do cozimento do macarrão pode ser sua grande aliada! Como ela possui o sabor do macarrão e um pouco do amido que foi liberado, se torna mais espessa. Por isso, um grande truque da culinária italiana é guardar um pouco da água da panela e jogá-la no molho. Isso traz mais consistência e ainda ajuda a finalizar o cozimento da massa. Muitos chefs, inclusive, gostam de tirar o macarrão do fogo uns dois minutos antes de chegar no ponto ideal para que ele termine de cozinhar junto do molho com a água do cozimento. 

14) Colocar o molho no macarrão 

Devo colocar a massa no molho ou o molho na massa? Essa é uma dúvida muito comum, mas a resposta é simples: coloque o macarrão no molho! Dessa forma, a massa se incorpora com mais facilidade, ganha sabor e a textura fica super cremosa. Além disso, garante um cozimento mais completo. 

15) Lavar o macarrão depois de pronto

Lavar o macarrão depois de pronto é mais um grande erro na hora de cozinhar macarrão. Essa prática vai remover o amido, diminuir sua textura e prejudicar bastante o resultado final, além de causar um choque térmico. Portanto, não lave o macarrão nem antes e nem depois de pronto!

Dica bônus: use queijos Galbani para deixar seu macarrão muito mais delicioso! 

Agora você já sabe o que não deve fazer no passo a passo de como cozinhar o macarrão perfeito. Para te ajudar ainda mais, separamos uma dica bônus do que você pode fazer: apostar nos queijos Galbani! Qualquer massa fica muito mais gostosa quando finalizada com um queijinho. Esse ingrediente extra traz mais textura, sabor e personalidade ao prato. 

O Queijo Parmesão Galbani é uma das melhores opções para macarrão. Ele tem uma textura crocante que enriquece o paladar, além de um gostinho intenso e levemente adocicado. Se você quiser gratinar o prato, também pode usar o Parmesão Galbani ou apostar no Queijo Mussarela Galbani. Ele apresenta o ponto de derretimento ideal e ainda tem um sabor mais suave, ideal para dar um toque delicado e especial para qualquer receita.

 
Veja também: Qual é o melhor queijo para gratinar?

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.