Ser ou não ser? Eis a questão! Assim como na tragédia de Shakespeare, há uma dúvida que percorre as cozinhas brasileiras na hora de preparar um bom macarrão: lavar ou não lavar a massa depois do cozimento? Essa é uma pergunta muito comum entre qualquer iniciante na cozinha, mas, para os italianos, a resposta é simples: jamais!
Quer conhecer as tradições italianas de como preparar um macarrão – seja para o almoço durante a semana ou para um jantar especial ao fim dela? A seguir, você descobre o porquê dos italianos nunca lavarem o macarrão depois do cozimento e muitas outras dicas de como servir um macarrão leve, soltinho e muito saboroso!
Confira mais: Macarrão espaguete: conheça a história da massa apreciada mundialmente
É certo lavar o macarrão?
Não. Lavar o macarrão depois do cozimento pode acabar eliminando o amido natural que foi liberado durante a fervura. Ao passar o macarrão na água fria, você corta a liberação do amido que envolve a massa e ainda interrompe o cozimento de forma abrupta, o que pode impactar na textura final do macarrão.
A única exceção para lavar macarrão depois de cozido é se o objetivo da massa for preparar saladas frias ou pratos onde o cozimento precisa ser parado propositalmente. Fora isso, a recomendação é manter o amido e finalizar a massa direto na panela com o molho, como manda a tradição italiana.
Confira a receita: Salada de Macarrão ao Pesto
Por que meu macarrão fica grudento?
É muito comum pensar que lavar o macarrão impede que ele fique grudento e blocado, mas a verdade é que existem outros motivos que levam à essa textura, confira:
- Pouca água na panela: o ideal é usar pelo menos 1 litro de água para cada 100g de massa.
- Mexer nos primeiros minutos: mexer bem a massa nos 2-3 primeiros minutos evita que ela comece a cozinhar colada uma na outra.
- Tempo demais no escorredor: depois de escorrida, a massa deve ir direto do escorredor para o molho.
Uma dica para ter mais textura ao molho é adicionar meia concha da água do cozimento do macarrão. O amido presente nela deixa o prato muito mais cremoso!
O que o amido faz no macarrão?
O amido é um dos componentes mais importantes do preparo desses pratos típicos italianos. Ao ser fervido, o macarrão libera amido: assim, ele forma uma camada que ajuda a absorver o sabor do molho.
Tem que colocar óleo no macarrão?
Outro pensamento recorrente é o de que o óleo na água do cozimento é o responsável por não deixar o macarrão grudento. Mas isso não passa de um mito. Na verdade, o óleo não interfere em nada no cozimento da massa e pode até prejudicar na absorção do molho na hora da finalização da receita. Por isso, a recomendação é cozinhar o macarrão apenas com água e sal.
Qual a maneira correta de cozinhar macarrão?
Confira mais dicas para garantir um cozimento perfeito para o macarrão:
- Utilize uma panela grande
- Adicione 1L de água para cada 100g de macarrão
- Não quebre a massa
- Salgue a água do cozimento
- Mexa nos primeiros minutos
- Mantenha sempre o fogo alto
- Não coloque óleo na água
- Não lave o macarrão
- Finalize com molho e queijo saborosos
A massa deve ser escorrida totalmente?
Escorrer sim, mas não deixe o macarrão esperando no escorredor. O ideal é escorrer rapidamente e levar direto para a panela do molho ainda quente, sem deixá-la ressecada.
Outra dica é usar uma pinça ou escumadeira para transferir a massa direto da panela com água para a frigideira com o molho, preservando um pouco da água de cozimento. Essa técnica também ajuda a evitar o uso excessivo de óleo ou creme de leite: o amido presente na água do cozimento ajuda a encorpar o molho naturalmente.
Saiba mais: Os italianos quebram o macarrão? Descubra se isso é mito ou verdade
Teste as dicas italianas com a receita de Macarrão ao Molho Pesto
Essa receita de macarrão com molho pesto caseiro é perfeita para servir um jantar especial no fim de semana – seja um jantar romântico ou para uma comemoração em família! O preparo é bem simples, confira:
Ingredientes
- 250g de massa tipo espaguete
Para o molho pesto:
- 2 xícaras de chá de manjericão higienizado e desfolhado
- 1/2 xícara de chá de pinoli (ou nozes)
- 100g de Grana Padano Galbani ralado
- 1 1/2 xícara de azeite
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Molho pesto:
1) No liquidificador, adicione o azeite, o Grana Padano Galbani ralado e o pinoli. Bata até que tudo fique triturado;
2) Acrescente o manjericão e 2 pedras de gelo (o gelo vai impedir que o manjericão oxide e fique preto). Bata rapidamente, somente o suficiente para que o manjericão triture. Reserve;
Macarrão:
1) Encha uma panela grande com água e leve para ferver em fogo alto;
2) Adicione o macarrão e cozinhe conforme as instruções da embalagem até que esteja al dente;
Finalização:
1) Escorra o macarrão e despeje em uma tigela. Acrescente o molho pesto, misturando bem para que o molho incorpore na massa. Sirva com Grana Padano Galbani na hora.
Saiba mais: Macarrão espaguete: conheça a história da massa apreciada mundialmente