Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Pizza na frigideira, no micro-ondas, na air fryer: qual preparo vale mais a pena?

6 de novembro de 2025

Por Galbani

A pizza se destaca na cozinha pela sua enorme versatilidade, que vai muito além da variedade de sabores! A receita mais clássica é feita no forno, mas a verdade é que o preparo pode ser adaptado para diferentes eletrodomésticos, como a pizza na frigideira, no micro-ondas e na air fryer.

Como cada eletrodoméstico utiliza um método de cozimento, o sabor final sempre apresenta suas diferenças e particularidades. Quer saber qual dessas opções vale mais a pena? A seguir, explore as características de cada método e descubra dicas valiosas para não errar no preparo da pizza na frigideira, no micro-ondas e na airfryer! 

Pizza na frigideira: massa crocante e toque caseiro 

A pizza de frigideira é a opção mais popular depois da versão tradicional de forno. Fácil e rápida, tudo que você precisa fazer é levar ao fogo para aquecer a massa e derreter o recheio. A pizza na frigideira funciona bem com massas finas, pré-assadas ou feitas na hora. A grande vantagem é a textura: a base da pizza fica super crocante, enquanto o miolo permanece macio, garantindo um toque levemente defumado que lembra o sabor clássico italiano. Por isso, a pizza de frigideira é a solução ideal quando você busca praticidade ou não tem um forno disponível, mas quer manter o gostinho caseiro. 

Para garantir a pizza na frigideira perfeita, uma boa dica é tampar nos últimos minutos, pois o vapor gerado ajuda o queijo a derreter e a espalhar de forma homogênea, aquecendo o molho por igual. Outro truque é pré-aquecer a frigideira antes de colocar a massa, proporcionando um resultado ainda mais saboroso e uma base mais crocante. Veja como fazer pizza de frigideira: 

1) Aqueça a frigideira antiaderente em fogo médio por 1 a 2 minutos;

2) Coloque a massa de pizza na frigideira. Se quiser massa fina, deixe-a por 2 a 3 minutos. Já se quiser massa média/ grossa, espere 3 a 5 minutos;

3) Com uma espátula, vire a massa. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo e espalhe o molho, o queijo mussarela e os outros ingredientes de sua preferência para o recheio;

4) Tampe a frigideira e deixe no fogo por cerca de 4 a 6 minutos. Quando o queijo estiver bem derretido e as bordas estiverem firmes, a pizza de frigideira estará pronta!

Veja também: Como fazer massa de pizza italiana: essa receita não tem erro!

Pizza na air fryer: receita prática com gostinho rústico 

Fazer pizza na air fryer também é super simples! Esse eletrodoméstico é perfeito para quem busca uma receita rápida, fácil e, ainda assim, muito gostosa. O resultado fica bem parecido com o da pizza convencional: base e bordas crocantes com centro macio e recheio suculento. Graças à circulação homogênea do ar quente, o recheio derrete com extrema facilidade e o queijo fica super gratinado. O sabor final da pizza na air fryer é sempre equilibrado, com um toque rústico no paladar. 

Além de ser uma boa alternativa para fazer uma massa do zero, a air fryer também é ótima para reaquecer fatias prontas sem que percam a textura original. A dica para que o recheio derreta por completo é cobrir com papel-alumínio nos minutos finais. Aprenda como fazer pizza na air fryer a seguir: 

1) Pré-aqueça a air fryer a 180ºC;

2) Coloque a massa e deixe assar por cerca de 3 a 4 minutos;

3) Vire a massa e coloque o recheio: molho, queijo e os ingredientes que desejar;

4) Deixe assar por mais 4 a 6 minutos até o queijo derreter e a borda dourar. Se quiser, pode cobrir com papel-alumínio nos últimos 3 minutos para facilitar o derretimento. Depois, é só servir a pizza de frigideira!

Pizza no micro-ondas: ideal para aquecer de forma rápida 

Não é possível fazer pizza no micro-ondas do zero porque o aparelho não é capaz de dourar a massa por igual. Se você tentar, ela ficará massuda e sem crocância. Por outro lado, a principal utilidade do micro-ondas é reaquecer a pizza de forma muito rápida. Ele derrete o recheio com facilidade, sendo o preparo ideal para quem quer comer as sobras de uma pizza em poucos minutos. 

Porém, tenha atenção: a pizza requentada no micro-ondas pode ficar borrachuda e com um recheio mais “oleoso”. Existe uma dica simples para evitar que isso aconteça: colocar um papel-toalha no prato do microondas e posicionar a fatia a ser aquecida por cima dele. O papel absorverá o vapor e o excesso de óleo, evitando que o recheio fique muito oleoso. Outro truque é deixar um copo de vidro com água dentro do microondas na hora de aquecer. O líquido aumentará a umidade no aparelho, prevenindo que a massa fique muito seca e borrachuda. Veja como aquecer pizza no micro-ondas: 

1) Se a fatia de pizza estiver com muito molho, seque-a com um pouquinho de papel-toalha para evitar um recheio super oleoso após esquentar;

2) Dobre uma folha de papel-toalha e coloque no prato de micro-ondas. Em seguida, coloque a pizza por cima. Se quiser, você também pode botar mais uma folha de papel-toalha sobre a pizza (tomando cuidado para não encostar muito no queijo);

3) Coloque o microondas na potência 60% ou 70% (ou use a função “reheat”, se disponível);

4) Aqueça a pizza por 30 segundos e verifique. Se necessário, coloque mais 15 a 20 segundos e repita até que o queijo amoleça (aquecer em intervalos curtos evita o recheio oleoso). Normalmente, uma fatia média leva de 45 a 75 segundos no total para ficar aquecida. Depois, é só se deliciar com a pizza! 

Qual preparo é melhor: pizza na frigideira, micro-ondas ou airfryer? 

Depende do tipo de pizza que você quer fazer. Se o objetivo é preparar uma massa caseira, fresca e com aquele toque artesanal e crocante, a pizza de frigideira é a mais indicada. Já se você vai usar massa pré-pronta ou busca um resultado levemente mais rústico e com o queijo bem gratinado, a pizza na air fryer é a melhor opção. Por fim, se a prioridade for apenas aquecer rapidamente uma fatia de pizza que sobrou, o micro-ondas cumpre o papel de forma imediata (embora você também possa reaquecer na air fryer e na frigideira com resultados superiores em textura).

Veja também: Qual é o melhor queijo para gratinar? 

Queijo Mussarela Galbani derrete com facilidade no preparo de qualquer tipo de pizza!

Seja a pizza na frigideira, na air fryer ou em qualquer outro tipo de preparo, uma coisa é certa: a qualidade dos ingredientes faz toda a diferença!O molho de tomate e o queijo são a base de praticamente qualquer sabor, então é fundamental caprichar nessa escolha

O Queijo Mussarela Galbani, marca nº1 em queijos na Itália, é a escolha perfeita para receitas de pizza! Ele possui o ponto de derretimento ideal, o que garante um recheio suculento e bem “queijudo”. Seu sabor suave e delicado combina perfeitamente com outros ingredientes, enquanto sua textura macia com fatias soltinhas facilita a distribuição sobre a massa. O melhor de tudo é que o Queijo Mussarela Galbani leva o autêntico gostinho da Itália para a sua casa, deixando sua pizza caseira com um sabor delicioso e inesquecível!

Veja também: Por que a mussarela derrete tão bem? A ciência por trás do queijo favorito das pizzas

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito