...
Queijo fundo direito Queijo fundo direito

O ponto perfeito do risoto: como saber quando está al dente de verdade

4 de agosto de 2025

Por Galbani

O risoto é um dos pratos clássicos da culinária italiana mais amados por todo mundo.  Cremoso, reconfortante e versátil, o prato é a pedida perfeita para um jantar especial. Apesar do sucesso, preparar o risoto perfeito pode exigir um pouco mais de destreza na cozinha: atingir o ponto certo pode parecer um desafio, principalmente para quem ainda é iniciante na cozinha. 

A seguir, você vai descobrir os segredos para preparar um risoto no ponto perfeito, digno dos restaurantes italiano mais chiques e autênticos. 

Qual é o ponto do risoto?

O ponto certo do risoto é quando o grão está cozido por fora, mas ainda levemente firme no centro: o famoso ponto “al dente”. Para isso, o arroz arbóreo não deve estar cru nem totalmente macio, como em um arroz comum. A textura deve ser cremosa e fluida, mas sem se parecer com uma sopa. 

O segredo do risoto perfeito é que, por conta do calor do caldo, o arroz continua cozinhando mesmo fora do fogo. Por isso, é muito importante desligar o fogão no momento certo.  

Uma boa dica para acertar o ponto do risoto é ir experimentando os grãos aos poucos, principalmente na parte final do preparo. Quando o arroz aparentar resistência ao mastigar, mas sem estar totalmente duro, essa é a hora de finalizar. 

Quanto tempo devo mexer o risoto?

Mexer é uma das partes mais importantes durante o preparo do risoto perfeito. Apesar disso, não é preciso exagerar. Enquanto o risoto está na panela, o ideal é mexer delicadamente e com frequência para estimular a liberação do amido dos grãos – o que garante a cremosidade certa para o risoto. 

Dica: Evite mexer sem parar. O movimento constante pode acabar quebrando os grãos e deixar o risoto com textura de papa.

O tempo total de cozimento de um risoto perfeito gira em torno de 18 a 20 minutos depois de adicionar o primeiro caldo. O segredo é adicionar o caldo quente aos poucos (sempre uma concha de cada vez), e esperar o arroz absorver quase tudo antes de colocar mais.

Risoto cozinha em fogo alto ou baixo?

Fogo médio a baixo é o ideal. Cozinhar o risoto em fogo alto pode evaporar o caldo rápido demais e isso pode acabar deixando os grãos crus por dentro. Enquanto isso, o fogo baixo demais pode impedir que o arroz libere o amido da forma certa. 

A técnica correta para chegar ao ponto perfeito do risoto é utilizar o fogo médio no início para refogar a cebola e o arroz, e depois reduzir para médio-baixo quando começar a adicionar o caldo. 

Qual é o segredo para fazer risoto perfeito?

Além das dicas para chegar ao ponto certo, o segredo para o risoto perfeito é escolher os ingredientes de qualidade e acertar na finalização. Confira as recomendações:

  • Escolha do arroz: use sempre arroz arbório, carnaroli ou vialone nano, próprios para risoto.
  • Caldo caseiro: prefira caldos naturais (de legumes, carne ou frango) ao invés dos prontos.
  • Finalização: após desligar o fogo, adicione uma generosa colher de Manteiga Galbani com Sal e uma boa porção de Parmigiano Reggiano Galbani ralado. Tampe a panela por 1 minuto e depois mexa vigorosamente. Esse passo, conhecido como mantecatura, é o toque final italiano que garante um risoto bem cremoso e saboroso.

Na hora de servir, não se esqueça de adicionar queijo ralado na hora por cima do prato. Pode ser o Parmigiano Reggiano Galbani, o Grana Padano Galbani ou o Parmesão fracionado Galbani. Experimente! 

Como aproveitar o risoto que sobrou?

A hora ideal de servir o risoto é logo depois que ele fica pronto, mas as sobras podem ser reaproveitadas para outras ocasiões. Uma das formas mais tradicionais de reaproveitamento é preparar arancini, bolinhos de risoto empanados e fritos – perfeitos para petiscar durante a noite.

Outra opção é aquecer o risoto com um pouco de caldo ou leite e transformá-lo em uma sopa cremosa. Evite usar microondas para reaquecer, pois ele tende a ressecar o prato.

Fazer risoto pode parecer desafiador no começo, mas com as técnicas certas e os ingredientes de qualidade — como os queijos e manteigas Galbani, referência na tradição italiana —, atingir o resultado fica muito mais fácil!

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito