Famoso no mundo inteiro, o macarrão espaguete é uma daquelas comidas que sempre precisamos ter em casa. Gostoso e versátil, ele pode ser consumido com uma infinidade de molhos diferentes, o que garante pratos novos e deliciosos a cada preparo. Além disso, é muito fácil de cozinhar. Tudo isso explica porque esse clássico da culinária italiana faz tanto sucesso mundialmente. Mas você sabe qual sua verdadeira origem? Spoiler: é bem diferente do que você imagina. Conheça a história do macarrão espaguete!
Qual a origem do macarrão espaguete?
Você provavelmente acha que o macarrão foi criado pelos italianos, mas não é bem assim! Existem muitas teorias sobre a origem da massa, cada uma contando uma versão diferente. Muita gente diz que o espaguete foi criado na China. Essa hipótese se fortaleceu após a descoberta de um macarrão que remonta 4.000 anos atrás ser encontrado em um sítio arqueológico do país. Porém, ele era feito de grão de milho, e não de trigo. Então, não era o macarrão como conhecemos, mas já indicava um alimento parecido. Existia ainda uma teoria de que Marco Polo levou o macarrão da China para a Itália por volta de 1.295. Porém, essa hipótese não é mais aceita porque descobriu-se que romanos, gregos e árabes já consumiam a massa antes da viagem do explorador.
A principal teoria sobre a origem do macarrão é de que ele foi levado pelos árabes para a Sicília, na Itália, durante o século IX. Acredita-se que a massa seca já era consumida no Oriente Médio, mas foi parar em terras italianas por meio dos comerciantes árabes que foram para o país nessa época. Ao chegar na Itália, o macarrão começou a ser aprimorado e popularizado. Como a Sicília já tinha tradição em cultivo de trigo e ainda contava com a influência árabe, facilitou a produção da receita de macarrão.
Veja também: 11 segredos que tornam a culinária italiana reconhecida mundialmente
O macarrão era considerado apenas um ingrediente de sopas
Inicialmente, o macarrão não era considerado um tipo de grupo alimentar e nem uma base para as refeições. Na verdade, ele era mais usado para engrossar sopas e caldos. Apenas na Idade Média o macarrão começou a ser visto como uma refeição mais elaborada. Existiam muitos moinhos na região de Palermo que produziam massas longas. Com o tempo, o macarrão começou a ser exportado para outros países, aumentando sua popularidade e, consequentemente, suas formas de uso no dia a dia.
Queijo parmesão tem papel importante na popularidade do macarrão
O macarrão foi se destacando cada vez mais e, nos séculos XVII e XVIII, atingiu seu auge como prato principal. Um dos principais motivos que ajudaram no surgimento dessa fama foi o queijo parmesão. Os italianos, principalmente em Nápoles, começaram a salpicar um pouco de queijo parmesão por cima dos pratos com macarrão. Essa prática foi se popularizando e fez um enorme sucesso, já que o sabor marcante e a textura crocante potencializam ainda mais o espaguete. A combinação de macarrão com queijo parmesão deu tão certo que até hoje é muito consumida. Para muitas pessoas, o espaguete só fica completo quando acompanhado de um queijinho ralado.
Veja também: Como ralar queijo sem ter ralador? Essa dica simples vai te salvar!
Receitas com espaguete: macarrão é versátil e combina com muitos molhos
O espaguete tem um formato longo, cilíndrico e bem fino. Além de prático e delicioso, ele também é muito versátil e combina com uma série de molhos diferentes – o que ajuda a explicar sua fama mundial. Você pode misturar o espaguete com qualquer molho que vai funcionar muito bem, mas esse tipo de macarrão se dá ainda melhor com aqueles mais encorpados e líquidos. O molho pesto e o molho sugo são ótimos exemplos. Espaguete com molho branco, alho e óleo, carbonara e de frutos do mar são outras ideias de receitas que ficam irresistíveis!
Veja também: Qual a diferença entre linguine e espaguete?
Não esqueça do queijo ralado ao preparar macarrão!
Como explicamos, a história do macarrão tem uma relação importante com o queijo parmesão. Por isso, não esqueça de incluir esse ingrediente na lista de compras na próxima vez que for preparar espaguete! Macarrão sempre fica muito mais gostoso quando conta com um queijo ralado por cima, já que ele realça o sabor e ainda promove um gosto muito mais interessante ao paladar.
O Queijo Parmesão Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, se destaca pelo sabor altamente intenso, salgadinho e marcante. Ele tem ainda um toque levemente adocicado na degustação, além de contar com uma crocância única e irresistível. Além de delicioso, é versátil e pode ser usado na finalização de diversos pratos com espaguete, do molho pesto ao molho branco. O melhor de tudo é que o Queijo Parmesão Galbani traz aquele gostinho único da Itália diretamente para a sua casa, enriquecendo ainda mais sua refeição.