24 de março de 2025
Coxinha de frango com massa caseira preparada com caldo de frango, farinha de trigo, Manteiga com sal Galbani e sal. Recheada com frango desfiado e refogado com cebola, alho, tomate e páprica defumada, junto com uma porção de Requeijão Cremoso Galbani.
Para a massa:
Para o recheio:
Para o empanamento:
Para a fritura:
Todo brasileiro adora coxinha com requeijão! O salgadinho de massa frita com recheio de frango é sempre um dos primeiros aperitivos a acabar em qualquer evento, já que agrada qualquer pessoa. Não é à toa que a coxinha com requeijão é um clássico das festas de aniversário, happy hour e diversos outros tipos de eventos. Além disso, é um dos mais tradicionais petiscos de bar, podendo ser encontrado em tamanhos variados.
Por se tratar de uma grande paixão nacional, muita gente acredita que a receita de coxinha surgiu no Brasil. Porém, a origem desse salgado é bem confusa e não se sabe exatamente quem a inventou. Existe uma grande teoria de que, na verdade, a coxinha teria sido criada na França. Segundo alguns historiadores, o prato seria uma variação do croquete de frango com formato de uma pêra. Com o tempo, teria se espalhado para Portugal e, mais tarde, para o Brasil. Assim, a receita foi se adaptando em terras brasileiras até chegar ao que conhecemos hoje. Apesar de essa ser a história mais aceita, também existe a teoria de que a coxinha foi inventada pelos brasileiros, mais especificamente pelos trabalhadores das fábricas no interior de São Paulo no século XX.
Veja também: Bolinha de Queijo com Alho
A coxinha de frango caseira é sempre mais gostosa e a boa notícia é que é muito fácil de fazer! Para a massa, não há mistério! Basta adicionar todos os ingredientes em uma panela grande até formar uma mistura homogênea, lembrando-se de deixar esfriar antes da montagem para facilitar o manuseio. Uma boa dica é usar a Manteiga com sal Galbani, pois ela apresenta um sabor suave e uma textura super aveludada que confere mais cremosidade para a massa. O recheio também é fácil de fazer. Coloque o frango desfiado na panela com alho e cebola refogados, tomate desmanchado e todos os temperos. O toque final fica com o requeijão cremoso.
A montagem da coxinha pode parecer difícil, mas é bem fácil. Basta posicionar o recheio bem no meio do massa e fechar formando aquela pontinha tradicional de coxinha, imitando o formato de uma pêra. Lembre-se de pressionar bem para evitar que a massa desmanche e o recheio se solte durante a fritura. Na hora de fritar, evite colocar muitas porções de uma vez, pois elas podem acabar grudando na panela. Pode ter certeza que, seguindo essas dicas, você fará uma coxinha de frango com requeijão altamente irresistível!
Receitas que levam frango no recheio sempre ficam mais gostosas quando possuem um ingrediente cremoso no preparo. O motivo é simples: o frango é uma carne um pouco mais seca, assim como a massa. Assim, esse ingrediente cremoso tem o papel de deixar o prato mais molhadinho e agradável ao paladar. No caso da coxinha de frango, o requeijão é a escolha ideal! O produto tem a consistência perfeita para garantir mais cremosidade para a coxinha, tornando-a ainda mais especial.
O Requeijão Cremoso Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, tem um sabor intenso e levemente salgado. Ele conta ainda com um toque único e especial de queijo mussarela. O Requeijão Cremoso Galbani, de produção 100% brasileira, apresenta também uma textura altamente macia e cremosa que o torna perfeito para rechear a coxinha de frango.
Veja também: Qual a diferença entre queijo e requeijão?